top of page
  • Foto do escritorEdmilson Cardoso

Como fazer marketing de conteúdo para redes sociais?

Atualizado: 12 de mar. de 2021

O conteúdo traz engajamento e autoridade para sua marca. Veja como utilizar essa estratégia nas redes sociais




Basicamente, o marketing de conteúdo é a criação de conteúdos, que depois serão promovidos na internet. O principal objetivo é vender, claro, mas também atrelar os clientes a um assunto e aproximar marcas do público por meio do compartilhamento e dessa criação.

Quem está fora das redes sociais, está basicamente fora do mercado atual. O Facebook, por exemplo, tem mais de um bilhão de usuários ativos.


No Instagram, mais de 600 milhões. O Linkedin, rede social de networking e conquista de emprego, tem o brasileiro como terceiro maior público do mundo.

Então, está clara a necessidade de colocar sua marca nesses aplicativos. Por isso, preparamos algumas dicas para fazer essa criação e compartilhamento de conteúdo de valor para as redes sociais da sua empresa.




O poder de venda das redes sociais



Abrir a conta é o primeiro passo. Utilizá-la como uma ferramenta de vendas depende de estratégia, criação de conteúdo, engajamento, público, e aí sim, a venda. Veja como o marketing de conteúdo é parte primordial nesse processo.




Marketing de conteúdo: Instagram


Stories


É fácil utilizar os stories, já que é só abrir a sessão e iniciar um vídeo. Nele, você pode mostrar a rotina da empresa, vendas, curiosidades do dia a dia e até um lado mais pessoal, fortalecendo a humanização da marca. Coloque um rosto na sua empresa, ou dois e utilize os stories para criar esse tipo de conteúdo e responder caixinhas, o que também demonstra sua autoridade naquele setor.









Reels



Pequenos vídeos que se encaixam deixam aquele momento mais dinâmico e divertido. Imagine que seu setor seja salão de beleza e que em um pequeno Reels, mostre como é ser atendido no salão desde a recepção. Isso tira o receio de procurar a empresa e já pula etapas, como por exemplo, o pedido de informações do cliente.



Feed



O feed precisa ser utilizado para criar ainda mais autoridade, com conteúdos úteis e informativos. Além disso, essas imagens ou vídeos postados devem gerar interação, perguntas, sem esquecer de dados reais. Um perfil de doceria, por exemplo, pode postar curiosidades de nomes de bolos e gerar ainda mais perguntas.




Marketing de conteúdo: Facebook



Facebook Ads

A ferramenta gerencia os anúncios no Facebook. O responsável pelo anúncio pode promover e segmentar o conteúdo através das opções de idade, sexo e até país. Atrair seu público com a resposta de alguma pergunta ou uma informação que está circulando é uma ótima maneira de utilizar o marketing de conteúdo no Facebook Ads.


Otimização de links

A otimização de links pode colocar o endereço do seu interesse entre os primeiros lugares do feed do Facebook das pessoas. A ferramenta de debug é ótima para criar essa otimização e atingir o público desejado.


Posts que engajam


Boas imagens, com artes e escritas profissionais ainda são a principal vitrine de empresas que estão no Facebook. Esses posts também precisam ser aliados com legendas e headlines interessantes e que dão um aspecto de credibilidade ao seu produto ou serviço, por isso, profissionais da publicidade são muito importantes para estratégias de marketing de conteúdo.


bottom of page