• Edmilson Cardoso

Instagram avisa: faça mais vídeos para engajar sua empresa

O tempo de investir em boas fotos passou!



Desde que o Instagram começou, chama atenção pelas belas fotos e claro, as primeiras blogueiras ostentando as melhores imagens de um dia de viagem, por exemplo. Com o passar dos anos e o sucesso consolidado, a rede social passou a ter um caráter mais comercial e humanizado.

Com isso, os administradores do Instagram fizeram um anúncio importante nos últimos dias: “O Instagram não é mais uma rede social de fotos, mas sim, de vídeos. Postem cada vez mais”. A mensagem foi compartilhada por diversos usuários e só comprovou que a linguagem de vídeo é a mais indicada para alavancar seu perfil. Por isso, preparamos dicas para você deixar sua empresa pronta para essa novidade!


Por que postar vídeos é importante?

A importância de postar e conversar com seus seguidores pelo vídeo começa na interação: o vídeo traz uma atmosfera de proximidade e humanidade para seu negócio. Além disso, faz com que a empresa tenha uma cara, o que gera ainda mais identificação com potenciais clientes e público em geral. Claro que é preciso, antes, identificar o público e o perfil da sua empresa, para adaptá-lo a uma nova linguagem, a conversa por vídeo, sem assustar e afugentar ninguém.


Dicas de iniciar uma rotina de vídeos

Comece aos poucos, postando no stories momentos do dia a dia, isso, no início. Sentindo a interação através de enquetes e até caixinhas de pergunta, comece a inserir bastidores, dicas rápidas ou qualquer rotina da empresa que ache importante, por exemplo. E tem

mais!



Defina o assunto principal

Ainda que sua empresa já tenha um nicho definido, defina no início um assunto principal dos vídeos. Pode ser dicas, bastidores, ou apenas demonstrações de produtos. Esse será o que as pessoas, prioritariamente, irão encontrar no seus stories ou feed. Depois, você definirá assuntos complementares.


Caixinhas de perguntas e enquetes

Se não tem ideia do que postar, faça pesquisas com a audiência que já tem para entender o que tem curiosidade de ver na sua página. Abra as caixinhas e crie enquetes, perguntando: o que você quer ver por aqui? Quais os vídeos mais interessantes que já postamos? Entre outras sugestões.


Utilize tripé no começo

Caso não se sinta seguro(a) para gravar vídeos naquele formato mais popular, o selfie, invista num suporte ou tripé para te deixar mais solto(a). A facilidade do equipamento é que as mãos ficam livres e você poderá ser mais natural, movimentando as mãos e sendo você mesmo, sem esquecer do português correto e da educação ao falar, hein?


Pesquise bons conteúdos

Por mais que sua empresa venda roupas, por exemplo, você não precisa postar apenas os produtos, todos os dias, e cansar sua audiência apenas tentando vender. A venda é uma construção, ou seja, comece conquistando clientes postando conteúdo, dando dicas, aparecendo para falar amenidades. Um ótimo jeito é gravar vídeos com dicas de estilo, por exemplo, indicando seus produtos.




Ideias de conteúdo para vídeos no Instagram

Agora que você começou a gravar os vídeos, hora de pensar num planejamento de conteúdo que atraia sua audiência!


Dicas

“3 dicas para escolher a melhor construtora” sempre funciona. Não estamos apenas falando de construtoras, mas qualquer setor se encaixa num post de dicas sobre algum conteúdo relacionado a seu nicho. Em vídeo então, com legendas explicativas, é sucesso!


Humor com informação

Por que não utilizar memes em alta e uma linguagem mais engraçada para se comunicar com seu cliente? Traga informações importantes do seu nicho, mas inclua dancinhas, conversas engraçadas e aspectos que chamam a atenção da sua audiência. No Tik tok, por exemplo, temos muitos profissionais que dão informações em vídeos curtos e interativos.


Humanização

Conversas profundas e bastidores também são ótimas pedidas. Falar de algum caso que aconteceu na loja e te marcou, um bom ou mal exemplo. Mostre bastidores do trabalho da equipe, cuidados que você toma com limpeza, vídeo do café da manhã, enfim. Inove e busque ideias que combinam com seu negócio e comece hoje a produzir vídeos para o Instagram.




24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo